Pular para o conteúdo principal

Notícias do TJGO

População de Padre Bernardo é atendida por Acelerar Previdenciário

01/07/2015 17h22
 

Mal começou o dia na Comarca de Padre Bernardo, localizada no Entorno de Brasília, aproximadamente cem pessoas aguardavam para serem atendidas pelo Núcleo Previdenciário, que está a cargo do Programa Acelerar, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Está previsto o julgamento de 170 processos previdenciários e a realização de 18 perícias médicas, até amanhã (2). Somente hoje, 80 audiências estiveram em pauta. O esforço concentrado é promovido no fórum local.


A lavradora Sebastiana Antônia dos Santos, de 84 anos, obteve dois benefícios distintos: o de aposentadoria rural por 
idade e o de pensão pela morte do marido, que também trabalhava na roça. Há algum tempo ela vinha recebendo um valor referente ao Amparo ao Idoso - Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), contudo, estava privada, por exemplo, de alguns direitos básicos como fazer um empréstimo caso necessitasse. Dessa forma, o magistrado determinou a cessação desse benefício e a implantação dos demais. 

Pelo benefício previdenciário relativo à pensão por morte de seu esposo, a autora receberá um salário-mínimo por mês mais o 13º salário, devido a partir da data em que a ação foi protocolada, conforme fixado pelo juiz Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira, que proferiu a sentença. Ao implementar imediata aposentadoria por tempo rural, o magistrado antecipou a tutela, e condenou o INSS a assegurar esse direito a lavradora no prazo de 30 dias, sob pena de multa diária de 50 reais.
Limitada para fazer uma simples caminhada até o banheiro, ela conta que mora na Chácara Santa Bárbara, localizada na zona rural de Campos Belos, com um neto, que cozinha para ela. A cadeira de rodas tem sido a ferramenta mais importante para auxiliá-la na locomoção, uma vez que as constantes quedas e pancadas relativas ao trabalho pesado nas fazendas em que prestou serviço afetaram suas pernas e sua capacidade de andar sozinha. “Sofri vários traumas nas duas pernas quando lidava com as plantações e o serviço braçal. Mas hoje a Justiça foi feita”, comentou.
Mãe de sete filhos, um homem e seis meninas, a trabalhadora relata que a vida no campo é dura e que as dificuldades são de ordem diversa. Ela toma remédio todos os dias e ressalta que o dinheiro dos dois benefícios ajudará tanto com a medicação quanto com a alimentação e despesas básicas. “Agradeço a Deus por essa dádiva. Nunca fui tão bem atendida por pessoas que me enxergaram não como alguém sem serventia pela minha idade avançada, mas como um ser humano que merece ser respeitado, afinal trabalho na lida desde muito pequena”, comemorou.
Na opinião do advogado de Sebastiana Santos, Eduardo Xavier de Almeida, a maior vantagem do mutirão previdenciário é a celeridade processual. “Essa iniciativa do TJGO é uma ferramenta de desburocratização das demandas por uma via conciliatória e prioriza quem realmente necessita do benefício em tempo hábil. Na maioria das vezes o INSS recorre das sentenças, mas se não fossem os mutirões o tempo de espera seria infinitamente maior”, avalia.

Estiveram à frente da força-tarefa os juízes Thiago Cruvinel Santos, Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira e Everton Pereira Santos. O coordenador do Programa Acelerar é o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Sebastião Assis Neto, enquanto o Núcleo Previdenciário está a cargo do juiz Reinaldo Dutra. As audiências realizadas estiveram relacionadas à situações como aposentadoria rural por idade e por invalidez, urbana por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, e Loas. (Texto: Myrelle Motta/Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO) Ver galeria de fotos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura regulamenta tabela de vencimentos dos professores e dos assistentes de ensinos em 2015

A Câmara Municipal de Padre Bernardo GO aprovou hoje, nesta segunda feira 23 de fevereiro em sessão extraordinária o projeto de lei 003 de 2015, que: Dispõe sobre a adequação ao piso nacional, e alteração da Tabela de Vencimentos do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Publico e dá outra providências. (professores e assistentes de ensino) O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Claudiênio. O SINDSERPB-GO parabeniza o prefeito por essa atitude de adequar, o piso nacional dos professores e assistentes de ensino, e pela abertura das negociações da elaboração do projeto de lei, juntamente com a assessoria jurídica. E aguardamos reunião com o prefeito e a assessoria jurídica do município  para discutirmos a pauta de reivindicação das outras categorias protocolada, 12/02/2015. um dos ponto da discussão, é  que a prefeitura municipal usou o quinquênio e a progressão funcional horizontal, para completar o reajuste do salario minimo do país, quando entendemos que essa com

Notícias do TJGO

Prefeita de Goiás terá de efetuar pagamento dos servidores sem atraso 28/07/2015 10h40   A juíza Francielly Faria Morais, da 2ª Vara da comarca de Goiás, deferiu liminar, nesta segunda-feira (27), determinando que a prefeita da cidade, Selma Bastos, efetue o pagamento dos servidores públicos municipais até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalho, fixando esta data como limite para liberação da remuneração, sob pena de responsabilização por crime de desobediência. A medida foi concedida após pleito do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Goiás (Sindigoiás) para que o município efetue o pagamento do salário dos servidores, no prazo que costumeiramente tem sido feito, ou seja, até o quinto dia útil do mês. De acordo com o sindicato, o pagamento dos servidores tem sido realizado com atraso de mais de 20 dias da data final do mês trabalhado. A magistrada observou que a Constituição da República prevê como direito dos trabalhadores, aplicável incl

Câmara Municipal de Padre Bernardo-GO, cria Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores da casa.

O SINDSERPB/GO vem parabenizar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Padre Bernardo, anterior e a atual. Pela  iniciativa no projeto de lei que    institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Câmara Municipal de Padre Bernardo-GO. Qual a Importância do Plano de Cargo e Salários?    É fato que uma  pessoa pode ter o seu futuro determinado pelas escolhas que faz na vida pessoal ou profissional. Contudo existe mecanismo na vida profissional para estimular o servidor. E um deles é "A implementação do plano de cargos e salários", isso faz com que o servidor conheça, e até crie planejamento sobre sua carreira profissional,  motivo pelo o qual os planos de carreira e salários  são de grande importância para os servidores e as instituições.     E a participação do próprio servidor na produção e elaboração do seu plano de cargos e salários e importante para diagnosticar os anseios e prevenir futuras insatisfação, podendo assim fortalecer a re