Pular para o conteúdo principal

Notícias do TJGO


Juiz suspende direitos políticos de ex-prefeito de Jataí e ex-diretor de empresa por cinco anos

O juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, da 2ª Vara Cível, Fazendas Públicas, Meio Ambiente e Registros Públicos de Jataí, suspendeu por cinco anos os direitos políticos do ex-prefeito de Jataí, Fernando Henrique Peres, do servidor municipal Rildo Vergínio Moreira e do empresário Deusdinei da Silva Rezende. Eles são acusados de participar de um esquema fraudulento envolvendo um contrato irregular de prestação de serviço do município com a Produtora Giro no Esporte (nome fantasia). Rildo e Deusdinei também terão de pagar multa civil no valor de R$ 78,8 mil e todos estão proibidos de contratar com o poder público de qualquer esfera. 

Entre os 12 indícios apontados pelo magistrado no que se refere à prática de improbidade administrativa estão as declarações de Rildo sobre a abertura da empresa com Deusdinei e a afirmação de que comandava o Giro no Esporte e a informação de que os patrocínios eram seus, a confissão de que recebeu uma procuração do empresário para conduzir a produtora, além das notas fiscais e comprovantes de pagamentos expedidos pelo município em favor da Giro Esporte em razão dos serviços prestados, bem como as vistorias, todos assinados por Rildo.
“Conforme exaustivamente analisado o ato de Rildo de engendrar um esquema fraudulento, em incluir o réu Deusdinei como proprietário testa de ferro da Giro Esporte, conferindo-lhe uma procuração para violar o artigo 84 da Lei Orgânica Municipal, cabendo sua condenação. Percebe-se que agiu como dolo específico para, intencionalmente, se enriquecer em violação à norma proibitiva. Teve evidente má-fé”, avaliou, ao citar posicionamento do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) sobre o artigo 11, caput e inciso I da Lei nº 8.429/92, que dispõe sobre ato de improbidade administrativa que atenta contra a administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.
Segundo o MPGO, Rildo Vergínio utilizou-se da empresa de “fachada” sob o nome fantasia Produtora Giro no Esporte, de propriedade de Deusdinei, para prestar serviços de publicidade ao município de Jataí durante os anos de 2002/2007 com a conivência de Fernando Henrique, então vice-prefeito do município em 2001/2004 e prefeito em 2005/2008. Segundo o órgão ministerial, a produtora iniciou suas atividades em junho de 2002 e em 15 de agosto de 2006 Deusdinei concedeu uma procuração a Rildo para que ele recebesse o patrocínio de programa desportivo com a prefeitura de Jataí. Contudo, nesse período, durante o inquérito civil, ficou verificado que Rildo não tinha poderes para receber valores de outros órgãos as notas ficais anexadas aos autos, que comprovam a prestação dos serviços diretamente ao município de Jataí, Câmara Municipal, Fundo Municipal de Trânsito, Companhia Municipal de Turismo e Águas Termais e empresas da cidade.
De acordo com os autos, todos os valores referentes a pagamento para a empresa Programa Giro no Esporte foram realizadas nas contas bancárias de Rildo, o que demonstra que ele era o único gestor e proprietário de fato da empresa, principalmente em razão da sua assinatura ser a única presente em todas as notas fiscais emitidas, bem como no requerimento de alteração do endereço da empresa, do comprovante de veiculação da matéria, do recebimento e depósito de valores referentes às empresas, entre outros documentos, anexados ao processo.
Conforme relatado na ação, em 2001/2004 Fernando Henrique, então vice-prefeito de Jataí, foi diretor do programa TV Giro no Esporte e possuía uma conta conjunta no Banco Bradesco com Rildo, então assessor de gabinete do prefeito. Dessa forma, sustenta que todos os fatos alegados demonstram inequivocadamente que a produtora foi criada por Deusdinei apenas para que Rildo pudesse prestar seus serviços para o município com o apoio de Fernando Henrique. Veja a sentença (Texto: Myrelle Motta – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias do TJGO

Prefeita de Goiás terá de efetuar pagamento dos servidores sem atraso 28/07/2015 10h40   A juíza Francielly Faria Morais, da 2ª Vara da comarca de Goiás, deferiu liminar, nesta segunda-feira (27), determinando que a prefeita da cidade, Selma Bastos, efetue o pagamento dos servidores públicos municipais até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalho, fixando esta data como limite para liberação da remuneração, sob pena de responsabilização por crime de desobediência. A medida foi concedida após pleito do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Goiás (Sindigoiás) para que o município efetue o pagamento do salário dos servidores, no prazo que costumeiramente tem sido feito, ou seja, até o quinto dia útil do mês. De acordo com o sindicato, o pagamento dos servidores tem sido realizado com atraso de mais de 20 dias da data final do mês trabalhado. A magistrada observou que a Constituição da República prevê como direito dos trabalhadores, aplicável incl

Prefeitura regulamenta tabela de vencimentos dos professores e dos assistentes de ensinos em 2015

A Câmara Municipal de Padre Bernardo GO aprovou hoje, nesta segunda feira 23 de fevereiro em sessão extraordinária o projeto de lei 003 de 2015, que: Dispõe sobre a adequação ao piso nacional, e alteração da Tabela de Vencimentos do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Publico e dá outra providências. (professores e assistentes de ensino) O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Claudiênio. O SINDSERPB-GO parabeniza o prefeito por essa atitude de adequar, o piso nacional dos professores e assistentes de ensino, e pela abertura das negociações da elaboração do projeto de lei, juntamente com a assessoria jurídica. E aguardamos reunião com o prefeito e a assessoria jurídica do município  para discutirmos a pauta de reivindicação das outras categorias protocolada, 12/02/2015. um dos ponto da discussão, é  que a prefeitura municipal usou o quinquênio e a progressão funcional horizontal, para completar o reajuste do salario minimo do país, quando entendemos que essa com

Câmara Municipal de Padre Bernardo-GO, cria Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores da casa.

O SINDSERPB/GO vem parabenizar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Padre Bernardo, anterior e a atual. Pela  iniciativa no projeto de lei que    institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Câmara Municipal de Padre Bernardo-GO. Qual a Importância do Plano de Cargo e Salários?    É fato que uma  pessoa pode ter o seu futuro determinado pelas escolhas que faz na vida pessoal ou profissional. Contudo existe mecanismo na vida profissional para estimular o servidor. E um deles é "A implementação do plano de cargos e salários", isso faz com que o servidor conheça, e até crie planejamento sobre sua carreira profissional,  motivo pelo o qual os planos de carreira e salários  são de grande importância para os servidores e as instituições.     E a participação do próprio servidor na produção e elaboração do seu plano de cargos e salários e importante para diagnosticar os anseios e prevenir futuras insatisfação, podendo assim fortalecer a re