Pular para o conteúdo principal

Notícias do TJGO


Vereadores de Cristalina são afastados dos cargos por 180 dias

O juiz Thiago Inácio de Oliveira, da 2ª Vara Cível, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental da comarca de Cristalina, determinou o afastamento por 180 dias do exercício dos cargos políticos dos vereadores Rosivaldo Bispo de Oliveira, que exerce atualmente a presidência da Câmara Municipal, e Marcelo Henrique Vireira Neves por ato de improbidade administrativa. A liminar foi concedida parcialmente nesta segunda-feira (11).

Desta vez, o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) propôs ação civil pública por ato de improbidade administrativa, pretendendo a nulidade da última eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Cristalina e o afastamento de Rosivaldo Bispo e Marcelo Henrique de seus postos políticos, por suposta prática do ato de improbidade administrativa. Em relação à nulidade da eleição, o magistrado destacou que os argumentos não foram suficientes para anular a eleição realizada no dia 10 de dezembro de 2015, pelo fato de a sessão ter ocorrido em data diversa da apontada na Lei Orgânica do município de Cristalina.
“Ademais, pretender a anulação da eleição pelo só fato de ter sido ela realizada em data diferente da prevista em lei, é dizer que a sobredita eleição não poderá mais ocorrer, pois o dia 15 de dezembro de 2015 ficou no passado, de sorte que outra eleição também seria maculada pela nulidade e assim sucessivamente”, salientou.
Entretanto, com relação ao afastamento dos vereadores as alegações do MPGO encontram suporte em provas. De acordo com ele, foi extraída da aludida mídia diversos diálogos da negociação política operada pelos parlamentares, e, em alguns deles, é possível apurar fortes indicativos de que os vereadores trataram acerca da compra de votos da eleição realizada no dia 10 de dezembro de 2015.
O juiz citou trechos de diálogos do vídeo em que é possível concluir que um dos possíveis meios de negociação da eleição foi o envolvimento de bens e valores; conclui-se, ademais, que em tais negociatas possivelmente envolvendo moeda, participaram os vereadores Rosivaldo e Marcelo. “Com efeito, o vídeo produzido pelo vereador Marcelo Henrique, truncado, como se vê, para se resguardar, comprova, tanto seu próprio envolvimento como o de Rosivaldo", disse.
Porém, Thiago Inácio ressaltou que, nada impede no âmbito das casas legislativas negociações entre os líderes partidários atinentes à escolha dos parlamentares que comporão a mesa diretora o que não se admite é o meio pelo qual os vereadores em questão se valeram para alcançarem suas metas políticas, no caso, a compra de votos. “De trivial conhecimento que as negociações eleitoreiras e partidárias são típicas e ocorrem com frequência, máxime na esfera federal, como vem acontecendo, por exemplo, na atua fase política brasileira, em que parlamentares, em diversos ajustes, vociferam acerca de possível processo de impeachment da presidente em exercício Dilma Rousseff, amplamente difundido pela mídia”, pontuou.
O magistrado lembrou ainda que o artigo 37, da Constituição Federal, dentre outros princípios constitucionais, prevê o da moralidade, que deverá ser obedecido pela administração pública direta e indireta. (Texto: Arianne Lopes - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias do TJGO

Prefeita de Goiás terá de efetuar pagamento dos servidores sem atraso 28/07/2015 10h40   A juíza Francielly Faria Morais, da 2ª Vara da comarca de Goiás, deferiu liminar, nesta segunda-feira (27), determinando que a prefeita da cidade, Selma Bastos, efetue o pagamento dos servidores públicos municipais até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalho, fixando esta data como limite para liberação da remuneração, sob pena de responsabilização por crime de desobediência. A medida foi concedida após pleito do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Goiás (Sindigoiás) para que o município efetue o pagamento do salário dos servidores, no prazo que costumeiramente tem sido feito, ou seja, até o quinto dia útil do mês. De acordo com o sindicato, o pagamento dos servidores tem sido realizado com atraso de mais de 20 dias da data final do mês trabalhado. A magistrada observou que a Constituição da República prevê como direito dos trabalhadores, aplicável incl

Prefeitura regulamenta tabela de vencimentos dos professores e dos assistentes de ensinos em 2015

A Câmara Municipal de Padre Bernardo GO aprovou hoje, nesta segunda feira 23 de fevereiro em sessão extraordinária o projeto de lei 003 de 2015, que: Dispõe sobre a adequação ao piso nacional, e alteração da Tabela de Vencimentos do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Publico e dá outra providências. (professores e assistentes de ensino) O projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Claudiênio. O SINDSERPB-GO parabeniza o prefeito por essa atitude de adequar, o piso nacional dos professores e assistentes de ensino, e pela abertura das negociações da elaboração do projeto de lei, juntamente com a assessoria jurídica. E aguardamos reunião com o prefeito e a assessoria jurídica do município  para discutirmos a pauta de reivindicação das outras categorias protocolada, 12/02/2015. um dos ponto da discussão, é  que a prefeitura municipal usou o quinquênio e a progressão funcional horizontal, para completar o reajuste do salario minimo do país, quando entendemos que essa com

Câmara Municipal de Padre Bernardo-GO, cria Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores da casa.

O SINDSERPB/GO vem parabenizar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Padre Bernardo, anterior e a atual. Pela  iniciativa no projeto de lei que    institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Câmara Municipal de Padre Bernardo-GO. Qual a Importância do Plano de Cargo e Salários?    É fato que uma  pessoa pode ter o seu futuro determinado pelas escolhas que faz na vida pessoal ou profissional. Contudo existe mecanismo na vida profissional para estimular o servidor. E um deles é "A implementação do plano de cargos e salários", isso faz com que o servidor conheça, e até crie planejamento sobre sua carreira profissional,  motivo pelo o qual os planos de carreira e salários  são de grande importância para os servidores e as instituições.     E a participação do próprio servidor na produção e elaboração do seu plano de cargos e salários e importante para diagnosticar os anseios e prevenir futuras insatisfação, podendo assim fortalecer a re